O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Sepúlveda Pertence, se encontrou hoje em Curitiba com 19 visitantes estrangeiros que vão acompanhar as eleições no Paraná. Os observadores são representantes de organismos eleitorais dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Panamá, Colômbia e Tailândia. Eles acompanharão todo o processo eleitoral, desde a distribuição das urnas até a apuração e divulgação dos resultados.
Segundo Pertence, os observadores estão interessados no sistema utilizado no processo eleitoral brasileiro. O ministrou informou que já foi firmado acordo de cooperação tecnológica com a Costa Rica e estão em negociação acordos com México e Argentina.
Sepúlveda Pertence contou ainda que, depois da implantação da urna eletrônica, o próximo passo será a utilização de um novo modelo de identificação dos eleitores. De acordo com ele, o governo estuda criar um único documento que sirva como título eleitoral e identificação civil, por exemplo. Mas o processo deverá ser demorado, afirmou o ministro, pois será preciso fazer um novo cadastramento nacional.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna