O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, já assinou os diplomas do presidente reeleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice, José Alencar. Os documentos serão entregues hoje, a partir das 19 horas, em solenidade que acontece na sede do TSE, em Brasília.
Os diplomas foram confeccionados pelo designer Guilherme Tardin. São predominantemente verdes e a moldura foi feita em calcografia, um trabalho especial em guilhoceria, ornato composto de linhas onduladas que se cruzam simetricamente (do francês, guilloché).
A impressão das Armas da República, na parte superior do diploma foi feita em tinta variável, mudando do carmin ao verde quando o documento está inclinado. Há ainda a representação dos palácios do Planalto e da Alvorada, a imagem estilizada da bandeira nacional, composta de fundos de segurança especiais e da palavra Brasil, centralizada na região inferior da moldura
Também faz parte do diploma a escultura Guerreiros, de Bruno Giorgi, mais conhecida como Dois Candangos. Foi uma homenagem aos que chegaram ao Planalto Central vindos de todas as partes do País, principalmente do Nordeste, e que ajudaram a construir Brasília.