O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, assegurou a diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A garantia foi dada em entrevista concedida hoje pelo ministro à reportagem da Rádio Jovem Pan de São Paulo.
Nesta terça-feira (12), o TSE julga a prestação de contas da campanha à reeleição do presidente Lula. Os técnicos do tribunal recomendaram a rejeição das contas por entenderem que a campanha recebeu a doação de fontes proibidas por lei. Mello reiterou que a diplomação do candidato reeleito está garantida, mas caso o TSE venha a desaprovar as contas de campanha, o caso será encaminhado para o Ministério Público.
A partir daí, se o MP se convencer, entre outras coisas, de que houve abuso do poder econômico e captação ilícita de recursos, a investigação pode desaguar na impugnação do candidato Lula se este já estiver no exercício de seu mandato. O ministro lembrou, no entanto, que a cassação é de competência do TSE. As informações são da Rádio Jovem Pan.