O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), reúne-se agora tarde com os líderes dos partidos na Casa para discutir o que fazer com os cerca de 500 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a matérias votada pelo Congresso Nacional.
"Vamos procurar saídas. Já temos mais de 500 vetos acumulando a pauta do Congresso Nacional. Estamos aguardando uma decisão quanto ao trancamento, ou não, dessa pauta, mas, antes disso, precisamos encontrar uma saída para resolver o veto da Emenda 3 [regulamenta as relações de trabalho entre as empresas e pessoas jurídicas que a elas prestam serviço] e outros vetos", disse o senador.
Ontem (20), Renan se reuniu com senadores e, segundo ele, além do veto Emenda 3 do projeto que cria a Super Receita (fusão da Receita Federal com a Receita da Previdência Social), houve pressão para que fossem apreciados os vetos s matérias que criam as Superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene).
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), chegou a dizer ontem que a oposição continuará obstruindo a pauta até que os parlamentares conheçam a proposição que o Executivo deve enviar ao Congresso para substituir a emenda vetada no projeto da Super Receita.