Presidente do Senado acha possível votar o fim da reeleição ainda este ano

Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros,disse nesta terça-feira (17) que se houver acordo entre as lideranças partidárias, poderá colocar em votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que põe fim à reeleição para cargos do Executivo (presidente, governadores e prefeitos). Renan, que já se manifestou contra a reeleição, lembrou que já existe proposta com essa finalidade aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

"A proposta seria colocada em votação no final de 2006, mas não foi possível. Mas, se houver acordo entre os líderes, podemos fazer isso agora", afirmou.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, afirmou que a oposição também é a favor do fim da reeleição. Entretanto, segundo ele, há necessidade de se preservar "direitos" dos atuais prefeitos e governadores eleitos, para que se consiga "armazenar" grande apoio no Congresso.

"Para termos número para aprovarmos essa emenda à Constituição, tanto na Câmara como no Senado, temos que levar em conta a expectativa de direitos dos atuais prefeitos e governadores eleitos, que podem desejar uma reeleição. Assim, teremos armazenado muito apoio parlamentar", disse.

Segundo a proposta do PSDB, em 2008 haveria ainda a reeleição para prefeitos, e em 2010 a de governadores, porém com o fim do mesmo princípio para presidente da República. "A gente escalonaria o fim da reeleição para poder armazenar votos, já que as contradições são grandes, tanto no plenário da Câmara como no do Senado".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo