Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros,disse nesta terça-feira (17) que se houver acordo entre as lideranças partidárias, poderá colocar em votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que põe fim à reeleição para cargos do Executivo (presidente, governadores e prefeitos). Renan, que já se manifestou contra a reeleição, lembrou que já existe proposta com essa finalidade aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
"A proposta seria colocada em votação no final de 2006, mas não foi possível. Mas, se houver acordo entre os líderes, podemos fazer isso agora", afirmou.
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, afirmou que a oposição também é a favor do fim da reeleição. Entretanto, segundo ele, há necessidade de se preservar "direitos" dos atuais prefeitos e governadores eleitos, para que se consiga "armazenar" grande apoio no Congresso.
"Para termos número para aprovarmos essa emenda à Constituição, tanto na Câmara como no Senado, temos que levar em conta a expectativa de direitos dos atuais prefeitos e governadores eleitos, que podem desejar uma reeleição. Assim, teremos armazenado muito apoio parlamentar", disse.
Segundo a proposta do PSDB, em 2008 haveria ainda a reeleição para prefeitos, e em 2010 a de governadores, porém com o fim do mesmo princípio para presidente da República. "A gente escalonaria o fim da reeleição para poder armazenar votos, já que as contradições são grandes, tanto no plenário da Câmara como no do Senado".