O presidente do Peru, Alexandro Toledo, destacou há pouco, em discurso durante a sessão inaugural da 1ª Reunião de Chefes Estado da Comunidade Sul-Americana de Nações, a necessidade de que a agenda de prioridades da integração da região, a ser assinada hoje, dez meses depois da criação da Comunidade, "reflita a nossa inquietação com a formação da Comunidade".
Toledo citou, como exemplos de prioridades, a construção de estradas para integração regional, projetos na área de meio ambiente, integração energética, a inclusão social e de justiça e a integração na área de telecomunicações, bem como a construção de um mecanismo de financiamento do desenvolvimento. Toledo disse, também, que é preciso resolver o problema da integração aérea entre os países, referindo-se à escassez de vôos comerciais entre eles.
Ainda, segundo ele, são necessárias ações para implementação de uma zona de livre comércio sul-americana. Além disso, destacou a necessidade de promoção do comércio entre os países da região, para que ele aumente em volume e da qualidade. "Estamos aqui para construir uma região sem fronteiras com obras completas", afirmou o presidente peruano. Ele lembrou que os países da região formam a quinta economia mundial, têm um PIB de US$ 1,2 trilhão, representam o quarto mercado mundial, possuem 9% da reserva mundial de petróleo, 4% da de gás e 25% da de água doce do mundo, além de um terço da biodiversidade mundial.À cúpula estão presentes sete presidentes de um total de 12 países da região.