Em sua primeira visita oficial ao Brasil, o presidente do Peru, Alan Garcia, instigou nesta quinta-feira (9) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a assumir a liderança no processo de integração da América do Sul. "Tome o senhor a bandeira da integração sul-americana e o respaldaremos", declarou diante de Lula, ao final da cerimônia de assinatura de 11 memorandos de cooperação entre os dois países, no Palácio do Planalto.
Garcia, que passará dois dias no Brasil, defendeu o aprofundamento da aliança estratégica dos países e a manutenção dos compromissos na criação da Comunidade Sul-americana de Nações. Ele ressaltou que o Peru vê o Brasil com admiração "e nunca com temor".
A manifestação de Garcia em favor da liderança do Brasil na América do Sul deixa clara a tentativa de abafar os movimentos da Venezuela na mesma direção. Durante a campanha eleitoral peruana deste ano, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, interferiu em favor de Ollanta Humala, opositor de Garcia, a quem chegou a acusar de ser assassino de pobres.
Garcia lembrou que o Peru é membro da Comunicada Andina de Nações (CAN), que o Brasil é membro do Mercosul, mas ambos são países amazônicos que podem se unir por meio da rodovia interoceânica, que está nos planos de ambos os governos.