Cerca de 460 mil brasileiros, entre homens e mulheres, devem adoecer de câncer neste ano. A estimativa foi feita hoje pelo presidente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), José Gomes Temporão, em palestra para autoridades, funcionários e pesquisadores da área de saúde da capital pernambucana.
Ele disse que entre as mulheres, os principais tipos de câncer que devem surgir são de mama, útero e pulmão. Entre os homens, os casos mais comuns deverão ser os de câncer de próstata e de pulmão, por causa do uso do cigarro.
O médico enfatizou que é fundamental a realização de exames periódicos, que vão resultar em diagnóstico e tratamento precoces. Para evitar o câncer, disse ele, todo cidadão deve seguir cinco orientações estratégicas: "não fumar, manter atividade física regular, aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, não se expor ao sol fora do horário seguro e manter o peso sob controle".
José Gomes Temporão afirmou que o câncer é a segunda causa no país de mortalidade da população por doença. Ele explicou que as doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e o derrame cerebral, estão em primeiro lugar. Por último, vêm os fatores externos: violência e acidentes de trânsito e de trabalho.