O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, inaugurou na noite de quinta-feira (13) as novas instalações e ampliação do atendimento do Senai, Sesi e IEL em Maringá. A solenidade, que lotou as instalações do Senai, contou com a participação do prefeito Silvio Barros, de empresários, dirigentes de sindicatos patronais, reitores e lideranças de diversos setores.
Rocha Loures destacou o caráter do investimento, que supera R$ 2 milhões, voltado a ampliar as ações de educação do Sistema na região. ?Através de iniciativas como esta manifestamos o que há de melhor no espírito humano, que é se ocupar com a educação profissional, a educação de qualidade. Essa é a área de maior interesse para o Brasil?, afirmou.
Ele lembrou que no novo prédio inaugurado, com 1.800 metros quadrados, são ofertados tanto o ensino profissional, ministrado pelo Senai, como o ensino de base, através do Colégio Sesi de Ensino Médio.
O prefeito Silvio Barros afirmou que o Sistema Fiep tem sido um importante parceiro de Maringá. ?O Senai tem nos ajudado a cumprir o compromisso que assumimos com a cidade, de investir na capacitação como um meio de fortalecer Maringá como cidade moderna, tecnológica, que agrega valor à sociedade?, afirmou.
Falando em nome dos dirigentes de sindicatos patronais, Carlos Walter Martins Pedro elogiou a decisão da atual gestão da Fiep de realizar investimentos na região. ?Essa decisão era absolutamente necessária e causa contentamento à classe empresarial?, afirmou. Martins Pedro também ressaltou que esta foi a primeira obra após 30 anos de atuação do Sistema em Maringá.
Infra-estrutura
Os investimentos feitos pelo Sistema Fiep no município incluem o Laboratório de Ensaios da Construção Civil e um novo prédio na sede do Senai, com 12 salas de aula e 10 laboratórios, além da inauguração do espaço do IEL Estágio. No novo prédio também funciona, desde fevereiro deste ano, o Colégio Sesi.
Além disso, Rocha Loures, o diretor regional do Senai, Carlos Sérgio Asinelli, e o presidente do Sindimetal e do Conselho de Administração da Fundação Tecnópolis de Maringá, Carlos Walter Martins Pedro, assinaram termo de cooperação para gestão do Centro Tecnológico de Maringá (CTM). Por este termo, o Senai passa a gerir o CTM, que é mantido pelos Sindicatos do Vestuário e Sindimetal.
As obras entregues e mais a parceria com o CTM fazem com que o Senai dobre sua área e amplie a capacidade de atendimento no município. Na sede, o novo bloco permitiu a criação dos cursos de Qualificação de operador de injetoras, ferramentaria de molde e manutenção de injetoras, marcando o início do atendimento de empresas da área de polímeros (plásticos). No início de 2007 será implantado o curso de técnico de Edificações.
O Laboratório de Ensaios da Construção Civil, cuja obra contou com o apoio do Departamento Nacional do Senai, irá prestar serviços a empresas de construção civil, indústrias de pré-fabricados, de cerâmica vermelha, de blocos de concreto, usinas de concreto e demais empresas do setor, além de apoiar os alunos do curso técnico de Edificações.
Já o CTM agrega 7 mil m2 de área construída aos 6 mil m2 da sede e tem uma capacidade projetada para atender 2.400 alunos diariamente. Toda a estrutura do Senai nas áreas de Confecção Industrial e Metalmecânica serão transferidas para o CTM. Ali irão funcionar, a partir de 2007, os cursos técnicos de Eletromecânica, Mecatrônica, Informática, Confecção Industrial e Gestão de Processos Industriais, de nível pós-médio, além dos cursos de Qualificação nestas duas áreas.
Graças a grande interface do empresariado na constituição do novo espaço escolar, todo o projeto de implantação, construção de laboratórios e aquisição de equipamentos do CTM estão sendo definidos de acordo com as necessidades da indústria.