Presidente do Fiep inaugura ampliação do Senai em Maringá

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, inaugurou na noite de quinta-feira (13) as novas instalações e ampliação do atendimento do Senai, Sesi e IEL em Maringá. A solenidade, que lotou as instalações do Senai, contou com a participação do prefeito Silvio Barros, de empresários, dirigentes de sindicatos patronais, reitores e lideranças de diversos setores.

Rocha Loures destacou o caráter do investimento, que supera R$ 2 milhões, voltado a ampliar as ações de educação do Sistema na região. ?Através de iniciativas como esta manifestamos o que há de melhor no espírito humano, que é se ocupar com a educação profissional, a educação de qualidade. Essa é a área de maior interesse para o Brasil?, afirmou.

Ele lembrou que no novo prédio inaugurado, com 1.800 metros quadrados, são ofertados tanto o ensino profissional, ministrado pelo Senai, como o ensino de base, através do Colégio Sesi de Ensino Médio.

O prefeito Silvio Barros afirmou que o Sistema Fiep tem sido um importante parceiro de Maringá. ?O Senai tem nos ajudado a cumprir o compromisso que assumimos com a cidade, de investir na capacitação como um meio de fortalecer Maringá como cidade moderna, tecnológica, que agrega valor à sociedade?, afirmou.

Falando em nome dos dirigentes de sindicatos patronais, Carlos Walter Martins Pedro elogiou a decisão da atual gestão da Fiep de realizar investimentos na região. ?Essa decisão era absolutamente necessária e causa contentamento à classe empresarial?, afirmou. Martins Pedro também ressaltou que esta foi a primeira obra após 30 anos de atuação do Sistema em Maringá.

Infra-estrutura

Os investimentos feitos pelo Sistema Fiep no município incluem o Laboratório de Ensaios da Construção Civil e um novo prédio na sede do Senai, com 12 salas de aula e 10 laboratórios, além da inauguração do espaço do IEL Estágio.  No novo prédio também funciona, desde fevereiro deste ano, o Colégio Sesi.

Além disso, Rocha Loures, o diretor regional do Senai, Carlos Sérgio Asinelli, e o presidente do Sindimetal e do Conselho de Administração da Fundação Tecnópolis de Maringá, Carlos Walter Martins Pedro, assinaram termo de cooperação para gestão do Centro Tecnológico de Maringá (CTM). Por este termo, o Senai passa a gerir o CTM, que é mantido pelos Sindicatos do Vestuário e Sindimetal.

As obras entregues e mais a parceria com o CTM fazem com que o Senai dobre sua área e amplie a capacidade de atendimento no município. Na sede, o novo bloco permitiu a criação dos cursos de Qualificação de operador de injetoras, ferramentaria de molde e manutenção de injetoras, marcando o início do atendimento de empresas da área de polímeros (plásticos). No início de 2007 será implantado o curso de técnico de Edificações.

O Laboratório de Ensaios da Construção Civil, cuja obra contou com o apoio do Departamento Nacional do Senai, irá prestar serviços a empresas de construção civil, indústrias de pré-fabricados, de cerâmica vermelha, de blocos de concreto, usinas de concreto e demais empresas do setor, além de apoiar os alunos do curso técnico de Edificações.

Já o CTM agrega 7 mil m2 de área construída aos 6 mil m2 da sede e tem uma capacidade projetada para atender 2.400 alunos diariamente. Toda a estrutura do Senai nas áreas de Confecção Industrial e Metalmecânica serão transferidas para o CTM. Ali irão funcionar, a partir de 2007, os cursos técnicos de Eletromecânica, Mecatrônica, Informática, Confecção Industrial e Gestão de Processos Industriais, de nível pós-médio, além dos cursos de Qualificação nestas duas áreas.

Graças a grande interface do empresariado na constituição do novo espaço escolar, todo o projeto de implantação, construção de laboratórios e aquisição de equipamentos do CTM estão sendo definidos de acordo com as necessidades da indústria.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo