Presidente do Congo diz apoiar Brasil a ser membro do Conselho de Segurança da ONU

O presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso, disse hoje, durante almoço oferecido a ele pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que seu país apóia as aspirações do governo brasileiro para ser membro do Conselho de Segurança da ONU. Esse fato reforça a tendência de que os países da África votem unidos a favor do Brasil.

"Esperamos contar com o apoio da República do Congo, da mesma forma que a África terá nosso endosso para as candidaturas que apresentar", disse Lula.

O presidente reiterou hoje que o Brasil está empenhado com a reforma das Nações Unidas, e, em especial, do Conselho de Segurança, "de modo a torná-lo mais democrático e representativo".

Lula também destacou a importância da democratização das relações comerciais internacionais e a cooperação entre os países para que o comércio se converta em um instrumento eficaz de promoção do desenvolvimento econômico.

Sobre as futuras relações comerciais com o Congo, Lula afirmou como promissoras as áreas de engenharia pesada, construção civil, mineração e cooperação energética. "A experiência brasileira no emprego do etanol como aditivo à gasolina, juntamente com o biodiesel, é outra tecnologia brasileira que poderá ajudar a República do Congo a valorizar seus recursos naturais", acrescentou.

Durante o encontro entre os dois presidentes, foram assinados dois acordos: uma para isenção de visto em passaportes diplomáticos e de serviços entre Brasil e Congo e outro referente à criação de mecanismos para consultas políticas sobre assuntos de interesse conjunto entre os dois países.

As relações diplomáticas entre o Brasil e a República do Congo datam de 1980. As exportações brasileiras àquele país se intensificaram em 2000, alcançando US$ 21,5 milhões em 2004. A pauta das exportações brasileiras ao Congo, como no restante da África Central, apresenta concentração em alimentos processados. Já o comércio da República do Congo se destaca por ter importantes reservas de petróleo e gás natural.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo