O presidente de Gana, Agyekum Kufuor, será recebido hoje no Palácio do Planalto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de um encontro reservado, os será oficializada a parceria entre o Brasil e Gana para a implementação do Escritório Regional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na África. A Embrapa África vai funcionar em Acra, capital de Gana.A empresa criada pela parceria vai permitir compartilhar conhecimentos científicos e tecnológicos para todo o continente, contribuindo para seu desenvolvimento sustentável, social e econômico, segurança alimentar e combate à fome em toda a região.

continua após a publicidade

As atividades serão concentradas na transferência de tecnologia, enfatizando as demandas específicas de cada país em projetos de desenvolvimento agrícola.Segundo informou a Embrapa, os chanceleres dos dois países assinam o Acordo de Sede, que prevê o reconhecimento diplomático do escritório, bem como as prerrogativas e concessões do Governo de Gana à Embrapa África.

O acordo prevê que os dois países desenvolvam os objetivos de desenvolvimento sustentável da agricultura e o fortalecimento institucional. As áreas para cooperação são o uso sustentável de recursos naturais, sistemas produtivos e proteção sanitária de plantas e animais, fruticultura e horticultura tropical, zoneamento agrícola, biotecnologia e troca de material genético, além de transferência científica e de conhecimento técnico e também desenvolvimento de recursos humanos.

continua após a publicidade