O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as atividades dos bingos e de lavagem de dinheiro (CPI dos Bingos), senador Efraim Moraes (PFL-PB) informou que, caso o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, não confirme até amanhã sua presença na comissão para prestar depoimento, vai levar a votação no plenário da comissão um pedido formal de convocação.

continua após a publicidade

"Tentamos, através da assessoria e do meu próprio telefone, esse contato, mas não foi possível. Faço isso em nome da transparência e das ações desta CPI e de seus membros", afirmou o senador.

O prazo final para Palocci comparecer à CPI é dia 10 deste mês, mas há um entendimento dos parlamentares de que se possa estender esse prazo até o final da sessão legislativa, que no dia 15.

Para o senador Jeferson Peres (PDT-AM), é necessário que Palocci compareça à CPI antes do recesso de fim de ano para prestar esclarecimentos sobre o suposto envolvimento de assessores nas denúncias de recebimento de propina pela prefeitura de Ribeirão Preto, no tempo em que Palocci foi prefeito.

continua após a publicidade

Os parlamentares ouvem hoje a empresária Mara Gabrille, irmã de Rosângela Gabrilli, sócia da empresa de transporte coletivo Expresso Guarará, de Santo André (SP). Mara é a atual secretária especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo. O nome dela (Mara) foi citado pela irmã, Rosângela, durante os esclarecimentos prestados pela empresária à CPI em 23 de novembro. Segundo Rosângela, Mara teria ido à casa do presidente Lula em São Bernardo do Campo (SP), em março de 2003, denunciar a continuidade do esquema de corrupção em Santo André (SP) mesmo depois da morte do prefeito Celso Daniel.