Presidente da Sanepar critica declarações sobre concorrências

O presidente da Sanepar, Carlos Afonso Teixeira, reagiu hoje (12) com indignação às suspeitas lançadas por pessoas ligadas ao futuro governo sobre as concorrências internacionais que estão sendo realizadas pela empresa para ampliar o abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto em Curitiba. As obras fazem parte do programa ParanaSan, que conta com financiamento do Japan Bank of International Cooperation (JBIC).

“São declarações absolutamente precipitadas e infundadas, que afrontam a verdade e a lisura de um processo técnico, que não admite ingerências estranhas aos objetivos de melhorar o saneamento básico em Curitiba”, afirmou Teixeira.

Segundo o presidente da Sanepar, a concorrência internacional para a ampliação do abastecimento de água na área sul da Região Metropolitana de Curitiba, e que vai beneficiar a uma população de cerca de 1 milhão de pessoas, atraiu 54 empresas no processo de pré-qualificação. “Não é uma concorrência de última hora, como dizem pessoas desinformadas. Essa licitação começou em 23 de novembro de 2001, com a publicação do edital de pré-qualificação”, esclarece.

Das 54 empresas que se inscreveram, 25 foram classificadas e poderão entregar suas propostas no dia 5 de dezembro, conforme prevê o edital da licitação. “Qualquer suspeita de superfaturamento numa obra desse porte, com esse nível de disputa e ainda diante do fato de que as propostas de preços ainda nem foram entregues, é um desserviço ao Paraná e aos cidadãos que querem mais qualidade de vida e saúde”, afirma Teixeira.

Pelo cronograma estabelecido nessa concorrência, o contrato com a empresa vencedora poderá ser assinado a partir de 20 de janeiro de 2003.
As outras duas licitações em andamento prevêem obras de ampliação do sistema de esgoto nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Elas foram iniciadas em 6 de setembro de 2001. No total, 54 empresas participaram da pré-qualificação. Numa, 30 empresas foram habilitadas e na outra, 26 empresas. A entrega das propostas de preços está marcada para o próximo dia 9 de dezembro e os contratos também poderão ser assinados a partir de 20 de janeiro de 2003. (AEN)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo