O presidente da Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Octávio Gomes, lamentou hoje a saída do advogado João Luiz Pinaud da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos da Presidência da República.
Octávio Gomes disse que quem perdeu com a demissão de Pinaud foi o Brasil, a sociedade e a luta contra a arbitrariedade. O presidente da OAB-RJ reiterou que Pinaud "é um homem comprometido com os direitos humanos, com o estado democrático de direito, um homem cuja vida é marcada de luta pela legalidade, contra a tortura, contra o arbítrio".
Gomes atribuiu a saída de Pinaud à falta de respaldo de seus superiores para o cumprimento de sua missão. "Infelizmente, não foram dados a ele (Pinaud) os mínimos recursos necessários ao bom desempenho da função", afirmou.
João Luiz Pinaud comunicou sua saída do cargo ao presidente do Conselho Federal da OAB, Roberto Busato, durante a solenidade de lançamento da Campanha Nacional de Defesa da República e da Democracia, realizada hoje no Rio.