Presidente da Nicarágua visita o Brasil na quarta-feira

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, desembarca na quarta-feira no Brasil para a primeira visita oficial desde sua posse, em janeiro passado, como presidente. Entre os pontos a serem discutidos no encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão acordos na área de biocombustíveis.

Ortega deverá receber do presidente Lula o aval para a cooperação brasileira nas áreas de energia e de biocombustíveis em seu país. Depois da passagem do presidente dos Estados Unidos George W. Bush, a visita de Ortega ao Brasil garantirá à diplomacia brasileira a oportunidade de reacomodar a sua prioridade para as relações com a vizinhança latino-americana – especialmente com os aliados "antiimperialistas" de Hugo Chávez, da Venezuela.

Ao final da visita de trabalho com o presidente Lula, Ortega deverá tornar a Nicarágua, primeiro país centro-americano favorecido pelo memorando de entendimento entre o Brasil e os EUA na área de etanol. O documento, assinado durante a visita de Bush, prevê que ambos os países atuem conjuntamente em favor da transferência de tecnologia da produção de etanol sobretudo para nações da América Central e do Caribe.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo