Presidente da Líbia cumprimenta Lula por reeleição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os parabéns pela reeleição do presidente da Líbia, Muammar Kadafi. Os cumprimentos se deram nesta terça-feira (31), por meio de telefonema ao Palácio do Planalto acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Lula e Kadafi deverão se encontrar pessoalmente nos dias 29 e 30 de novembro, quando deverão se reunir em Abuja, na Nigéria, os líderes da América do Sul e da África.

A cúpula foi idealizada por ambos os presidentes durante a visita de Lula a Kadafi em Trípoli, na Líbia, em dezembro de 2003. Naquela ocasião, Lula pretendia convencer Kadafi a participar da cúpula da América do Sul e do Mundo Árabe, que ocorreu em maio de 2005. Kadafi não acedeu, foi uma das grandes ausências do encontro e insistiu na proposta de um evento mais amplo, entre líderes latino-americanos e africanos. No meio-termo, ambos acataram a idéia da Nigéria de realizar uma cúpula da América do Sul e da África.

Nesta manhã, o presidente Lula também foi cumprimentado pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e pelos primeiros ministros Tony Blair, da Inglaterra, e José Luís Rodríguez Zapatero, da Espanha. Está previsto que o presidente Lula converse também por telefone com os presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, e da Colômbia, Álvaro Uribe, também reeleito neste ano. Em princípio, poderá atender também seus colegas Hugo Chávez, da Venezuela, e Evo Morales, da Bolívia.

O presidente Lula poderá vir a se encontrar com os colegas sul-americanos e com Zapatero, entre outros, se decidir participar na 16ª Cúpula Ibero-americana neste final de semana em Montevidéu. Sua participação ainda não foi confirmada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo