O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido agora pela manhã em cerimônia oficial pelo presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, na sede do governo, a Casa de Nariño. Neste momento, Lula segue para a Quinta de Bolivar, onde participará de homenagem ao líder do processo de independência da Colômbia e de outros países da região, Simon Bolivar.

continua após a publicidade

Em seguida, Lula terá encontro com o prefeito de Bogotá, Luis Eduardo Gardan. Depois, terá encontro oficial com o presidente Uribe e, logo após, participa de cerimônia de assinatura de acordos bilaterais, que incluem temas como a luta contra o narcotráfico na região da fronteira entre os dois países, e a colaboração com o combate contra a guerrilha colombiana, que atualmente controla uma área equivalente a quase 40% do território do país.

Para assinar esses acordos, acompanham Lula o delegado-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Após a cerimônia, os dois presidentes devem conceder declaração conjunta à imprensa.

Também estão previstas visitas de Lula à Suprema Corte e ao Congresso Nacional. No início da noite, o presidente brasileiro embarca de volta a Brasília. Ele chegou à Colômbia ontem à noite.

continua após a publicidade