Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), considera importante a participação do Brasil no encontro de chefes de parlamentos de 21 países da América Latina e da Europa de língua portuguesa e espanhola. ?Acho que é mais um passo importante no processo de integração do Brasil, do nosso hemisfério, com a Europa?, afirmou.
O 2º Foro Parlamentar Ibero-americano será realizado nesta segunda-feira (25) e amanhã em Montevidéu, capital do Uruguai. Aldo representa o país no encontro.
Durante o evento, deverá ser aprovado o Estatuto de Montevidéu, que formaliza a criação do foro como espaço de promoção parlamentar da integração dos países ibero-americanos. O estatuto prevê, por exemplo, que as reuniões dos chefes de parlamentos deverão anteceder e ocorrer no mesmo país em que forem realizados os encontros dos respectivos chefes de Estado e governo.
Cada país indicará seis representantes para integrar o organismo internacional. No caso brasileiro, serão três deputados e três senadores, com seus suplentes.