Presidente da Argentina já está no local da reunião em Puerto Iguazú

O presidente da Argentina, Néstor Kirchner, já está no Iguazú Grand Hotel Resort & Casino, em Puerto Iguzu, na Argentina, onde se encontra daqui a pouco com os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, da Bolívia, Evo Morales e da Venezuela, Hugo Chávez.

O encontro será a portas fechadas e, segundo informou a Secretaria de Imprensa e Porta Voz da Presidência da República, será para debater a segurança energética na América do Sul. A nacionalização das reservas de petróleo e gás da Bolívia também deve fazer parte da pauta. A secretaria informou que há possibilidade de ocorrer uma entrevista coletiva logo após o encontro dos presidentes.

O acesso a Puerto Iguazú, que fica na fronteira do Brasil com a Argentina e normalmente é feito em menos de 10 minutos, está demorando cerca de duas horas, por causa do grande número de veículos que formam filas para abastecer nos seis postos da cidade argentina. O preço da gasolina em Puerto Iguazú gira em torno de R$ 1,50, enquanto em Foz do Iguaçu o combustível custa R$ 2,57. Por causa do engarrafamento, pode ser que as comitivas se atrasem para o encontro.

No dia 1º deste mês, o presidente Evo Morales anunciou a nacionalização das reservas de petróleo e gás na Bolívia. Com a decisão, os campos de produção das empresas estrangeiras na Bolívia, dentre eles, o da Petrobras, foram nacionalizados e ocupados pelo Exército.

A nacionalização confirmou referendo de julho de 2004, quando a população votou a favor de que o país recuperasse a propriedade de suas reservas. Na década de 1990, as reservas haviam sido privatizadas pelo então presidente Hugo Banzer.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo