São Petesburgo (Rússia) – As negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC) são um dos temas de destaque para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião do G 8, que reúne os sete países mais ricos do mundo e a Rússia. O presidente chegou neste sábado (15) a São Petesburgo, na Rússia, onde está sendo realizado o encontro dos líderes mundiais.

continua após a publicidade

?A mensagem mais importante que o presidente traz é sobre a OMC. E é o tema que ele provocou?, disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. ?Pode sair algo concreto que permita concluir as negociações?, acrescentou.

Para discutir o assunto, o presidente marcou uma série de encontros. Ainda no domingo (16) Lula deve liderar uma reunião com os países em desenvolvimento convidados para a Cúpula: México, África do Sul, China, Congo e Índia. Na segunda-feira (17) está marcado encontro com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Para o mesmo dia, está marcada uma reunião dos líderes do G-8 com os países convidados e chefes de organizações internacionais.

Outro assunto de destaque para o Brasil durante a reunião do G-8 é a política energética e o biocombustível. ?Como ele [biocombustível] contribui para segurança energética global e para o desenvolvimento e emprego de países mais pobres?, explicou Amorim. Durante a reunião da Cúpula também deverá ser debatido o combate a doenças infecciosas.

continua após a publicidade

Fazem parte do G-8: Rússia, Estados Unidos, Inglaterra, França, Japão, Alemanha, Canadá e Itália. O grupo foi criado em 1975 sem o país russo, que passou a integrar a Cúpula em 1997.