O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre o seminário internacional comemorativo dos dois anos do Bolsa Família, às 9 horas, no auditório do Palácio Itamaraty. Principal programa de transferência condicionada de renda do governo brasileiro, o programa atende hoje a 8 milhões de família em todo o país. Participam da cerimônia os ministros da Educação, Fernando Haddad, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Comissão Econômica para América Latina (Cepal).
Logo após a abertura, ocorre a primeira mesa de debates sobre o Bolsa Família no contexto das experiências internacionais e sua contribuição no cumprimento das Metas do Milênio, tendo como conferencista o ministro Patrus Ananias.
À tarde, das 15 às 18 horas, os desafios para a implementação de políticas de transferência de renda são temas de um painel em que estarão presentes, como expositores, os ministros da Saúde, Saraiva Felipe, e da Educação, Fernando Haddad. O seminário Bolsa Família: 2 Anos Superando a Fome e a Pobreza no Brasil vai até amanhã (21). O objetivo é fazer um balanço desses 24 meses de trabalho e discutir propostas para o aprimoramento do programa.