Não, isso não é o refrão de uma música do Titãs, quer dizer, até seria, mas não no mundo do vestibulando. Os vestibulares de inverno estão começando a pipocar no calendário e os de verão parecem tão distantes. O que fazer para adiantar a preparação para o vestibular, quando a rotina de provas e pesquisas do colégio ainda não está muito intensa e a cabeça não está tão cansada?

continua após a publicidade

Para quem está disposto a adiantar o trabalho, aqui vão algumas dicas:

1. Pontos fortes e fracos
Nunca é cedo para um simulado. Escolha quais vestibulares vai fazer e faças as últimas provas para saber quais temas precisam de mais atenção.

2. Plano de estudo
Você já sabe o que precisa estudar então, para não chover no molhado, dê uma olhada nos seus livros do colégio e veja se esses assuntos serão abordados nesse ano. Depois, crie um cronograma para distribuir os outros assuntos e não estudar só Física ou Matemática, porque dizem que é mais difícil. Lembre-se que o foco dos seus estudos depende também da carreira que escolheu.

continua após a publicidade

3. Literatura
As universidades criam listas de livros obrigatórios, mas com tanta coisa para estudar no colégio arrumar tempo para ler livros de romance ou poesia não é uma tarefa fácil. Por isso aproveitar que as provas ainda estão distantes é o segredo para ler com calma e conseguir entender os livros. Deixar para ler o resumo uma semana antes da prova não resolve, porque além dos personagens e da trama é importante saber mais sobre o autor, a escola literária à qual ele pertence (romantismo, realismo, modernismo, etc.) e o contexto social no qual foi escrita e lançada a obra. A história que você está lendo pode até não fazer sentido hoje, mas no contexto político e histórico pode ter sido uma revolução artística da época.

Por hoje estas são as dicas, não deixem de acompanhar as próximas. Bons estudos!

continua após a publicidade

Para mais informações acesse: http://paranaonline.aprovaconcursos.com.br/noticias

Sabrina Simons Ribeiro para o Aprova Concursos