Todas as escolas municipais de Curitiba poderão, ao longo dos próximos três anos, adotar o ensino do xadrez como ferramenta pedagógica, a ser aplicada durante as atividades de educação física. O jogo, um dois mais antigos do mundo, é considerado eficaz para a aceleração do desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes que o praticam. Além disso, motiva a inserção social porque pode ser praticado sem limite de idade, de capacidade física ou de classe social.
Um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação pretende oferecer a todas as escolas municipais o ensino do xadrez, que atualmente já é ofertado por cerca de 60 escolas e envolve cerca de 2.500 alunos.
O investimento da Prefeitura na expansão do xadrez prevê a capacitação dos professores, que disseminarão os benefícios da prática entre os alunos; a compra de material para as escolas, incluindo softwares para jogos nos laboratórios de informática, e o estimulo para que alunos participem de campeonatos e competições. A capacitação dos professores começa ainda neste mês.