Prefeitura vai solucionar enchentes no Moradias Guaraqueçaba

A Secretaria Municipal de Obras Públicas está elaborando um projeto para evitar enchentes no conjunto Moradias Guaraqueçaba, no bairro Umbará, considerado pela Defesa Civil o ponto mais crítico da cidade, com o maior risco de alagamentos. A solução do problema foi determinada pelo prefeito Beto Richa há duas semanas, durante uma visita ao bairro.

O prefeito anunciou que será feita uma obra especial no rio Ponta Grossa, que passa ao lado do conjunto. Será construído um túnel metálico na passagem do córrego, embaixo da linha férrea que corta o bairro. Nesse ponto, a tubulação é muito estreita e torna mais difícil a vazão da água em dias de chuva forte, especialmente por causa do lixo que algumas pessoas ainda jogam no leito do rio.

Fazer a obra sem mexer na linha férrea que passa por cima do curso do rio é uma operação complexa. Por isso será usado o sistema de "túnel liner", o mais adequado para passagens subterrâneas.

Sem enchentes

O prefeito Beto Richa deu início no último dia 11 a um plano emergencial de obras. A operação prevê obras de tapa buracos; limpeza de valas, tubulações e caixas de captação; assentamento de tubos; roçada e corte de grama nos canteiros das ruas.

O plano contempla as nove administrações regionais da cidade – Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade – e as obras devem estar prontas em, no máximo, 60 dias.

São obras emergenciais e preventivas, para evitar prejuízos maiores à população.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo