Prefeitura vai elaborar plano de manejo da Estação do Cambuí

O Conselho Municipal do Meio Ambiente aprovou nesta quinta-feira (29) a liberação de R$ 60 mil para elaboração do Plano de Manejo da Estação Ecológica do Cambuí, uma das 33 unidades de conservação de Curitiba, localizada na Avenida Comendador Franco, no bairro Uberaba, na divisa com o município de São José dos Pinhais.

Previsto no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (lei federal 9985/2000), o plano vai traçar o diagnóstico da área, definir um zoneamento para a estação e os programas que deverão ser implementados pela prefeitura. Por se tratar de estação ecológica, a área só pode ser utilizada para pesquisa científica, desde que autorizada, e apenas atividades de cunho educativo. Não é permitida a visitação pública.

Os recursos, do Fundo Municipal do Meio Ambiente, serão utilizados na aquisição dos equipamentos, material de consumo e permanente e em serviços de geologia necessários à realização dos trabalhos. Os custos da equipe técnica formada por 12 técnicos especializados – biólogos, engenheiro florestal, engenheiro civil, engenheiro agrônomo, engenheiro sanitarista e engenheiros cartógrafos – serão assumidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Com o plano de manejo da Estação Ecológica do Cambuí será possível preservar os remanescentes do bioma Mata Atlântica, proteger o rio Iguaçu e garantir a proteção integral da área que atualmente passa por um processo de reintegração de posse.

Além do uso adequado da área, os trabalhos vão permitir um planejamento compatível da unidade de conservação e o uso ambientalmente sustentável dos recursos naturais para garantir os ganhos ambientais, educacionais, a pesquisa científica e a participação da população na gestão compartilhada da unidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo