Prefeitura vai contratar mais 130 agentes comunitários de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) realizam neste domingo (08) o teste seletivo para agentes comunitários de saúde. São 3.819 candidatos, que concorrem a 130 vagas. Os novos agentes vão atuar nas unidades básicas de saúde a partir de março. Hoje são 1100 agentes comunitários, atuando em 82 unidades, vinculadas ou não ao Programa Saúde da Família (PSF).

O teste seletivo começa às 7h30m, no Centro Universitário Positivo (UnicenP). O salário do agente comunitário é de R$ 350, pago pelo IPCC. Em novembro passado, o prefeito Beto Richa autorizou o pagamento de um adicional de insalubridade para os agentes comunitários. O adicional é de 20% sobre o salário mínimo, o equivalente a R$ 60.

"Os agentes comunitários são os verdadeiros promotores de saúde da cidade, que têm participação fundamental na redução mortalidade infantil, cuja taxa é a menor da história de Curitiba", diz o secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto. O número de agentes por unidade de saúde varia de quatro a seis profissionais.

A distribuição dos novos agentes é por distrito sanitário, de acordo com a necessidade de cada unidade de saúde. Como o trabalho do profissional está ligado ao dia-a-dia da comunidade, cada candidato já foi direcionado, na hora da inscrição, para a US mais próxima de sua casa. Os candidatos devem comprovar no mínimo dois anos de residência naquela área.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo