A Secretaria Municipal da Saúde e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) realizam neste domingo (08) o teste seletivo para agentes comunitários de saúde. São 3.819 candidatos, que concorrem a 130 vagas. Os novos agentes vão atuar nas unidades básicas de saúde a partir de março. Hoje são 1100 agentes comunitários, atuando em 82 unidades, vinculadas ou não ao Programa Saúde da Família (PSF).
O teste seletivo começa às 7h30m, no Centro Universitário Positivo (UnicenP). O salário do agente comunitário é de R$ 350, pago pelo IPCC. Em novembro passado, o prefeito Beto Richa autorizou o pagamento de um adicional de insalubridade para os agentes comunitários. O adicional é de 20% sobre o salário mínimo, o equivalente a R$ 60.
"Os agentes comunitários são os verdadeiros promotores de saúde da cidade, que têm participação fundamental na redução mortalidade infantil, cuja taxa é a menor da história de Curitiba", diz o secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto. O número de agentes por unidade de saúde varia de quatro a seis profissionais.
A distribuição dos novos agentes é por distrito sanitário, de acordo com a necessidade de cada unidade de saúde. Como o trabalho do profissional está ligado ao dia-a-dia da comunidade, cada candidato já foi direcionado, na hora da inscrição, para a US mais próxima de sua casa. Os candidatos devem comprovar no mínimo dois anos de residência naquela área.