Prefeitura vai contratar 156 guardas para atuar no sistema de transporte

O prefeito Beto Richa anunciou que a Prefeitura de Curitiba vai contratar nas próximas semanas 156 novos guardas municipais que vão atuar no apoio à segurança dos terminais e canaletas do transporte coletivo da cidade. Com isso, a prefeitura intensifica o trabalho de combate aos atos de vandalismo.

O anúncio foi feito durante a reunião Mãos Limpas, realizada pelo governador Roberto Requião para discutir problemas de segurança pública com os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba. O secretário municipal da Defesa Social, coronel Itamar dos Santos, diz que a contratação dos guardas será feita através de um convênio entre a prefeitura e a Urbs, empresa que gerencia o transporte coletivo de Curitiba.

Para o aumento do efetivo, a Secretaria Municipal da Defesa Social irá chamar aprovados em concurso público realizado na gestão passada. Antes de irem para as ruas, os novos guardas municipais passarão por um treinamento de dois meses e meio, na Academia do Guatupê, da Polícia Militar.

O treinamento é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Curitiba e o governo do Estado, que já possibilitou a formação de 109 guardas municipais, que faziam parte do quadro especial, atuando como seguranças. Neste mês de julho tomam posse outros 120 guardas municipais. Chamados em junho, eles participarão do mesmo curso. Com as duas contratações, o efetivo da Guarda Municipal passará de 1.234 para 1.510 homens.

Os novos guardas municipais que farão a segurança do transporte coletivo trabalharão em duplas. Cada terminal da cidade terá pelo menos dois guardas nas 24 horas do dia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo