Uma das mais importantes vias da CIC, a rua Cid Campelo, está sendo revitalizada. As obras, iniciadas no final do ano passado, incluem sinalização, drenagem, meio-fio, calçadas e pavimentação. Segundo o administrador da regional CIC, Dirceu de Matos, o trecho estava com o asfalto bastante irregular e apresentava riscos para os motoristas e pedestres.
"A obra é importante para toda a região. Com a drenagem e recuperação do pavimento, a rua se torna mais segura para o tráfego de veículos. Os pedestres também são beneficiados com a colocação de calçadas", disse Matos.
No trecho entre a avenida João Bettega e a ponte do Rio Barigüi, no bairro CIC, as equipes já concluíram a implantação das novas galerias pluviais e caixa de captação. O meio fio, que também faz parte da série de melhorias, foi implantado em parceria pela Prefeitura e a comunidade. No entorno da Escola Municipal Dario Veloso, a Prefeitura implantou calçada de revestimento asfáltico para garantir mais segurança aos alunos e outros pedestres.
Parte da recuperação da Cid Campelo está sendo feita com asfalto borracha, uma inovação que começa a ser adotada pela Prefeitura de Curitiba em todos os bairros da cidade.
O asfalto-borracha oferece mais durabilidade e traz ganhos ao meio ambiente. É que uma das matérias primas é a carcaça de pneus usados, que já não possam mais ser reaproveitados. Purificada e triturada em um equipamento especial, a borracha passa por uma temperatura de 195 graus para fundir-se à emulsão e ganhar elasticidade. O uso da nova tecnologia é uma determinação do prefeito Beto Richa que quer introduzir sistemas mais modernos para melhorar a qualidade da pavimentação da cidade.
