A passarela para pedestres que fica no prolongamento da rua Diogo Mugiatti, no Boqueirão, vai passar por uma ampla reforma. As obras, iniciadas nesta terça-feira (3), vão durar dez dias e prevêem a reforma de toda a estrutura metálica e substituição da parte do tablado de madeira que está estragado.
Um serviço preventivo foi realizado ainda no fim de semana com a reposição de tábuas que haviam sido retiradas por vândalos, reforço nas estruturas, limpeza e roçada nas margens. Agora, além da reforma da parte metálica, a prefeitura vai substituir 80 peças de madeira, o que significa cerca de 40% do total da passarela, de 30 metros de extensão e dois metros de largura, por onde transitam, diariamente, cerca de mil pessoas.
A passarela liga os bairros Boqueirão e Uberaba, sobre o rio Belém. Os trabalhos já foram realizados nos perfis que dão sustentação à grade lateral. Todo o material retirado durante as obras será reposto no mesmo dia, para que não haja risco à segurança dos moradores da região que utilizam a ponte em seus deslocamentos. A passarela terá também escada e rampa de acesso.
Há poucos dias, a Prefeitura reformou outras duas pontes sobre o rio Barigüi – localizadas na rua Bernardo Meyer, junto às ruas 15 (rua Radialista Rubens Chagas) e 6, no bairro CIC. Em cada uma delas, passam por dia cerca de duas mil pessoas.
Além do número de transeuntes, as pontes e passarelas de Curitiba são recuperadas de acordo com a existência de risco de acidentes. "Se na vistoria a fiscalização verifica a existência de algum risco, a ponte é bloqueada imediatamente", esclarece Donato Ciorcero.