A Prefeitura de Curitiba recuperou o equivalente a 3 mil quilômetros de ruas de antipó ou asfalto, de janeiro a agosto deste ano. Os trabalhos beneficiam todos os bairros da cidade, sob a coordenação dos nove Distritos de Manutenção Urbana (DMUs) da Secretaria Municipal de Obras Públicas. São obras de tapa-buraco, que vão da simples recuperação de um trecho de rua ao recape. Este trabalho é feito em 3.744 quilômetros de ruas, que integram a malha viária de Curitiba. São 2.337 quilômetros de ruas de antipó e 1.387 ruas asfaltadas.
"Este trabalho faz parte da estratégia do prefeito Beto Richa de manter e conservar a pavimentação da cidade. Assim, o prefeito consegue oferecer melhor qualidade de vida aos moradores, conservando o que existe e investindo em novas demandas", diz o superintendente de Manutenção Urbana da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Omar Sabbag Filho.
O superintendente informa que dependendo das características das ruas a manutenção é realizada mais de uma vez ao ano. É o caso das ruas por onde circulam ônibus e com maior volume tráfego de veículos são consideradas prioritárias para o sistema de manutenção da Prefeitura de Curitiba.
Para dar agilidade ao trabalho, a Prefeitura de Curitiba adotou os caminhões chamados de "três em um". Os caminhões são mais modernos e causam menor impacto no trânsito, por ser um único veículo na obra. Com uma equipe formada por um motorista e três operários, o veículo substitui três equipamentos: caminhão de massa, o rolo compactador e o caminhão espargidor, reduzindo o tempo de trabalho.