A Universidade Livre do Meio Ambiente, no Pilarzinho, ficará como nova. Antes do final de fevereiro, a Prefeitura de Curitiba conclui as obras de revitalização, iniciadas em dezembro. A revitalização da Unilivre inclui a reforma de toda a estrutura de madeira danificada pelo uso intenso e pela ação do tempo. Estão sendo substituídos pisos, vigas, pranchas, corrimãos e guarda-corpo.
Esta é a primeira vez, desde a inauguração da Unilivre, em 1992, que o local passa por uma reforma completa. A passarela da entrada principal já foi reformada. Agora, a equipe contratada está concluindo a substituição das rampas que contornam os 15 metros de altura do prédio principal.
No período de obras os turistas não têm acesso ao mirante. Por motivos de segurança, o passeio é restrito até a parte do lago, e interior do bosque. "A reforma da Unilivre faz parte dos investimentos da Prefeitura para resgatar os ícones turísticos e de lazer da cidade", diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.