Os alunos de Centro de Aprimoramento de Talentos Esportivos (CATES) da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer irão participar de uma Clínica de Vôlei, durante o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, que acontece de 8 a 12 de março, no parque Barigüi, em Curitiba. No total, 360 jovens serão treinados por Mário Xandó de Oliveira, vice-campeão de vôlei nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984.
O Circuito BB de Vôlei de Praia é uma parceria entre o Banco do Brasil e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, e a Confederação Brasileira de Vôlei. Neste ano, Curitiba retorna ao calendário oficial da competição após ficar três anos fora do circuito. Esta etapa vale para pontuar os jogadores para os Jogos Mundiais e Olímpicos.
As aulas da Clínica de Vôlei serão ministradas nas cinco quadras que estão sendo preparadas para receber o Circuito no parque Barigüi. Serão 12 turmas, com 30 alunos, divididas em turnos de manhã e tarde, entre os dias 9 e 10 de março. As aulas serão das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Ouça o diretor Hélio Pereira Cury
"Ao serem treinadas por um importante jogador, como Xandó, as crianças sentem-se motivadas a esta prática esportiva e incentivadas a incorporar o esporte em sua vida", afirma o diretor do Departamento de Esportes da Secretaria do Esporte e Lazer, Hélio Pereira Cury.
Preparativos
Para montar o "circo" dos jogos, a Prefeitura de Curitiba está disponibilizando o apoio logístico ao evento. Cinco quadras de areia estão sendo montadas atrás do Museu do Automóvel, sendo que o local passou por uma limpeza pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Equipes da Guarda Municipal e da secretaria de Saúde serão destacadas para acompanhar o evento. Para montar a estrutura, o Banco do Brasil trouxe 100 toneladas de material para arquibancadas e iluminação.
"Um Circuito deste porte é muito importante para a cidade e, acima de tudo, demonstra a credibilidade da atual administração perante as entidades responsáveis pelo evento", afirma o secretário de Esporte e Lazer, Raul Plassmann. A etapa classificatória será transmitida ao vivo por uma rede de tevê a cabo, e a final em sinal aberto.
Os organizadores do Circuito estimam que 16 mil pessoas irão assistir aos jogos. O público terá a oportunidade de ver as maiores estrelas do vôlei de praia brasileiro em ação. Nalbert, ex-capitão da seleção brasileira de vôlei de quadra, que começou a jogar vôlei de praia em setembro do ano passado, e Virna, também ex-atleta da seleção feminina, marcam presença na etapa. Os jogos ocorrerão nos três períodos: manhã, tarde e noite.
O curitibano Emanuel, campeão olímpico em Atenas, é o grande nome do Paraná no campeonato, ao lado do parceiro Ricardo. No feminino, um dos destaques é a curitibana Ágatha. Pela segunda vez ela estará ao lado de sua nova parceira, a cearense Shaylyn, irmã de Shelda, vice-campeã olímpica de vôlei de praia.
