O secretário municipal do Esporte e Lazer, Raul Plassmann, planeja mudanças para a Maratona de 2006. Plassmann anunciou neste domingo (13), logo após a entrega da premiação da prova deste ano, que a Prefeitura estuda ampliar a competição. "Nosso objetivo é incluir, junto com a maratona, também uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km", informou.

continua após a publicidade

O novo modelo está sendo estudado e deve ser adotado a partir da 10ª edição da Maratona, no ano que vem. Além da inclusão de novas provas, Plassmann disse que a Prefeitura vai buscar parcerias para viabilizar a vinda de competidores de alto nível, que fazem parte do ranking internacional. A estratégia, afirmou, deve ampliar o número de participantes da competição e trazer para a cidade atletas de outros países.

Os planos contam com a orientação e experiência do bicampeão da São Silvestre, José João da Silva. Segundo ele, só com a criação de duas novas provas, a Maratona já deve dobrar o número de participantes. Este ano, a competição contou com 2.078 atletas inscritos. "Poderemos ultrapassar 5 mil com facilidade", calcula Silva, baseando-se nos números da Maratona de São Paulo, que já adota este modelo e atrai cerca de 10 mil participantes.

Para o secretário Raul Plassmann, a Maratona de Curitiba já é referência esportiva no Brasil e, com essa ampliação, deve se tornar conhecida internacionalmente. "Vamos colocar a Maratona de Curitiba no cenário mundial", afirmou.

continua após a publicidade