Jovens com idade entre 15 e 29 anos vão participar, nos dias 4 e 5 de novembro, da "I Jornada Jovem – Transformando Sonhos em Atitudes", ação multisetorial que envolve a Prefeitura Municipal de Curitiba, ONG´s, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP´s) e clubes de serviço, para dialogar sobre o papel da juventude na sociedade e políticas específicas para este segmento da população. A expectativa é 400 participantes. O encontro será na Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP).

continua após a publicidade

Proposta pelo gabinete do prefeito Beto Richa, a Jornada Jovem é uma ação multisetorial, que envolve diversas secretarias municipais, organizações não governamentais (ONG), organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP) e clubes de serviço. "A proposta do Prefeito Beto Richa é mobilizar jovens que desenvolvem ações e boas práticas em suas comunidades, estudantes, universitários, voluntários e todos os que queiram transformar idéias em ações", explica Rodrigo Fornos, coordenador da Jornada Jovem.

Ele lembra que, em Curitiba, os jovens compõem 36% do total de habitantes e formam a faixa etária mais vulnerável em relação aos adultos, expostos constantemente a situações de violência, desemprego, doenças sexualmente transmissíveis, preconceitos e discriminação. "O que pretendemos é valorizar o potencial de transformação dos jovens, visto agora não mais como problema, mas como solução", explica a jovem Monalisa Stefani, da ONG Boutique Solidária.

A I Jornada Jovem pretende, justamente, estimular a participação, principalmente nas comunidades. São objetivos do encontro valorizar o potencial de transformação do jovem; construir espaços de participação efetiva e plena dos jovens no cenário público; garantir interatividade entre os diversos setores da sociedade e conhecer e disseminar as experiências, ações e projetos de jovens desenvolvidos em Curitiba. "O que se quer é mobilizar a juventude curitibana para que atuem como protagonistas no desenvolvimento de políticas públicas", afirma Fornos.

continua após a publicidade

O encontro será concentrado em oito grandes eixos temáticos: saúde, esporte e lazer, geração de trabalho e renda, meio-ambiente, cidadania, comunicação e mídia, educação e cultura. Durante o evento também será lançado o Fórum da Juventude de Curitiba, para a discussão permanente destes temas.