Depois do furto de 30 mil metros cabos de iluminação de cobre, todos levados do trecho urbano da BR 476 (antiga BR 116), a Prefeitura está implantando cabos de alumínio no trecho entre o viaduto da avenida Marechal Floriano e o viaduto do Xaxim, numa extensão de nove quilômetros (4,5 de cada lado).
Este trecho estava às escuras porque os cabos subterrâneos foram alvos do vandalismo. É que o cobre é considerado material nobre e pode ser revendido no mercado. Por isso, os novos cabos implantados pela Prefeitura são de alumínio. Além disso, o sistema subterrâneo está sendo substituído pelo aéreo, numa altura de 12 metros do chão.
A substituição dos cabos subterrâneos por cabos aéreos no lado sul da BR 476 começou no mês de janeiro, quando o Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras constatou que o furto de cabos vinha crescendo de forma muito acelerada.
A Prefeitura já está contratando a empresa que vai implantar os cabos de iluminação aéreos no Bolsão da Salgado Filho, também atacado por vandalismo. "Temos preocupação maior com locais como os bolsões porque os motoristas têm que parar nos semáforos existentes nestes locais. Sem luz, a segurança dos motoristas e pedestres é ameaçada", denuncia o diretor do departamento de iluminação da Secretaria de Obras, Sérgio Bopp.
O diretor alerta à população para os prejuízos dos furtos de cabos. "Isso afeta moradores de toda a cidade, pois são equipamentos e recursos de todos", diz ele. "O cidadão pode e deve fazer as denúncias dos furtos sempre que vir pessoas sem uniformes, ou com veículos sem identificação, trabalhando junto aos postes. As denúncias devem ser feitas à Polícia", informa Bopp.
Os ladrões de cabos de cobre procuram as caixas que ficam enterradas no chão e medem 40 cm x 40 cm. As tampas são removidas e eles puxam os cabos que estão dentro de eletrodutos de plástico flexível. Mesmo as caixas que são cobertas de concreto estão na mira dos marginais que procuram no gramado o "caminho" dos cabos. Quando os funcionários do Departamento de Iluminação chegam ao local há apenas o eletroduto.