Para identificar os principais problemas de uma região, nada como perguntar diretamente para quem convive com eles no dia-a-dia. Para chegar até as comunidades, o administrador Regional do Cajuru, Cesário Ferreira Filho, já se reuniu com 56 das 80 Associações de Moradores cadastradas na Regional.
A intenção é não parar por aí. "Estes são só os primeiros cem dias do governo Beto Richa. Estar mais próximo das comunidades é um compromisso de campanha do nosso prefeito. Com estas reuniões conseguimos identificar as reais prioridades da população", afirma Cesário Ferreira.
Com isso a Administração já conseguiu o apoio das comunidades locais e a abertura de um canal de diálogo permanente com a população. Além disso, a Regional já busca parcerias para solucionar os problemas mais urgentes. Já foram feitas reuniões com a ALL, Copel, Sanepar e Cohab com o objetivo de estabelecer parcerias que possam melhorar as condições de vida das pessoas que moram nas extremidades da Regional, em áreas irregulares ou regularizadas recentemente.
Só o setor de atendimento da Regional já registrou 1.715 solicitações, que estão sendo atendidas, como manutenção de antipó, roçadas, limpeza de valas, manutenção de saibro, assentamento de tubos, entre outros.
Nos primeiros cem dias muitas obras foram realizadas. O Plano Emergencial de Obras no Cajuru recuperou 140 mil metros de rua com o trabalho de tapa-buracos e recuperação do asfalto. O trabalho de roçada também foi intensificado. Foram roçadas 134 mil m² de mato e foram desobstruídas 348 m de tubulação e 493 de valas.
A integração da Guarda Municipal de Curitiba com a segurança pública do Estado foi uma das primeiras medidas definidas entre o prefeito Beto Richa e o governador Roberto Requião. Além disso, nos três primeiros meses deste ano o efetivo da Guarda passou por amplo treinamento, ampliando a capacidade de atendimento da população.
Desde o dia 16 de fevereiro, a Guarda está presente no Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp), que recebe chamadas pelo telefone 190. No Centro, que recebe 12 mil ligações por dia, em média, trabalham policiais civis e militares, bombeiros e, agora, também guardas municipais.
"A presença de um guarda municipal no Ciosp agilizou os pedidos relacionados a atendimentos da própria Guarda e de outros setores da Prefeitura", afirma secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos.
Ao receber uma ligação que por algum motivo não foi direcionada para o número 153 da Guarda Municipal ou à Central de Atendimento 156 da Prefeitura, o Ciosp direciona a chamada ao guarda, que encaminha a solicitação ao órgão municipal competente. Para esse serviço, ele conta com telefone, rádio e computador, esse último operando on line com os núcleos da própria Guarda e com a Central 156.
Capacitação
A capacitação da Guarda ocorreu por meio de cursos de abordagem e de atendimento a alunos da Rede Municipal de Ensino (Pelotão Escolar) e a turistas. Também já está programado um curso de primeiros socorros para guardas que atuam em áreas de grande concentração de pessoas.
O curso de abordagem foi realizado na Academia da Guarda Municipal, no Parque Barigüi, com a participação de 711 guardas. O treinamento tratou de abordagens a pessoas e veículos, fiscalização de edificações ou equipamentos.
Mais de 300 guardas que integram o Serviço de Proteção Escolar também passaram por um treinamento pouco antes do reinício das aulas. O curso foi ministrado por agentes e educadores da Diretoria de Trânsito (Diretran).
Outros 160 guardas participaram de um curso de atendimento a turistas. O curso "Qualidade no atendimento ao turista" foi direcionado aos guardas municipais que trabalham na área central, nos parques e outros pontos visitados de Curitiba. Resultado de um convênio entre as secretarias municipais da Defesa Social e do Turismo, o curso prestou informações sobre pontos turísticos da cidade e como trabalhar com materiais de divulgação distribuídos pela Secretaria Municipal de Turismo.
Ainda na área de treinamento, a Prefeitura firmou convênio com o Corpo de Bombeiros para capacitar, em primeiros socorros, 120 guardas municipais. O curso vai preparar guardas para o prestar atendimento, até a chegada de ambulâncias e médicos, a pessoas acometidas de mal súbito em terminais de ônibus, parques e bosques da cidade.
Também 120 guardas do quadro especial da Prefeitura estão participando de um cursode formação técnico-profissional. Com 384 horas/aula de duração, o curso está sendo realizado na Academia Policial Militar do Guatupê, resultado de convênio firmado entre a Secretaria Municipal da Defesa Social e a Polícia Militar do Estado.
Para passar do quadro especial para o quadro permanente da Prefeitura, os guardas precisam ter concluído o 2º grau de ensino, participar do curso de formação de guarda e do procedimento seletivo de transição. Todo o guarda do quadro especial que conclui o curso de formação e faz o procedimento seletivo de transição obtém progressão na carreira, inclusive com melhorias salariais.
Além dos cursos de capacitação, até maio deverão ser convocados mais 120 classificados no concurso público para guarda municipal que a Prefeitura de Curitiba promoveu em 2003. O curso de formação também será realizado na Academia Policial Militar do Guatupê.
Blitz em parques
Para dar mais segurança nos parques e bosques da cidade, a Guarda Municipal e a Polícia Militar iniciaram em janeiro ações integradas para coibir arruaças, rachas e vandalismo. Realizadas aos domingos à tarde, inicialmente essas operações estão acontecendo no Parque Barigüi devendo, em seguida, acontecer em outros parques.
Durante as operações, os policiais verificam habilitação de motoristas, modificações em veículos, som em volume acima do permitido e funcionamento de bares. Todas as ruas em torno do parque também são fiscalizadas.
Bombeiros
Há poucos dias entrou em operação o posto do Corpo de Bombeiros construído pela Prefeitura no Pilarzinho. A obra atende os 16 bairros da região Norte de Curitiba, onde moram 150 mil pessoas.
Os bairros beneficiados são Santa Felicidade, Cascatinha, São João, Mercês, Vista Alegre, Pilarzinho, São Francisco, Bom Retiro, Centro Cívico, São Lourenço, Taboão, Abranches, Barreirinha, Boa Vista, Ahú e Juvevê.
Guarda nas praças
Na área central, guardas municipais já estão fazendo rondas nas praças Rui Barbosa Osório, Tiradentes e no Largo da Ordem, além do Passeio Público. A presença da Guarda nesses locais libera os policiais militares para atuação em outras áreas.
Pichação
Desde o início do ano, a Guarda Municipal vem intensificando ações de combate à pichação, fazendo também um trabalho de inteligência para identificar grupos de pichadores que atuam na cidade.
Somente nos três primeiros meses desse ano foram detidos 24 pichadores que foram encaminhados a delegacias de polícia, quando maiores de idade, ou à Delegacia do Adolescente, quando menores.