Postos avançados de 15 secretarias e instituições municipais estão funcionando, desde a manhã desta terça-feira (1) na Vila das Torres. Com isso, a prefeitura está disponibilizando técnicos e equipamentos para atender a comunidade da Vila, de cerca de nove mil moradores.

continua após a publicidade

O trabalho da prefeitura terá apoio do esquema de segurança montado pela Operação Mãos Limpas, numa atuação integrada entre a guarda municipal e polícias civil e militar.

Quatro ônibus do município estão servindo como base para o atendimento à população. A guarda Municipal, por exemplo, mantém um posto de atendimento com patrulha em toda região da Vila, com cerca de 15 profissionais que se revezam em turnos. Além da Guarda, a Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) disponibiliza seu posto de atendimento para as pessoas que buscam orientações sobre regularizar a situação de moradia no local.

A base de apoio da Secretaria do Meio Ambiente já começou a desenvolver o trabalho de educação ambiental com os carrinheiros, visando orientar estes trabalhadores quanto à reciclagem de papéis e preservação do meio. A Secretaria Municipal de Abastecimento, também com posto montado para o atendimento, oferece para a população da Vila dicas e sugestões para melhor aproveitamento da soja e outros alimentos.

continua após a publicidade

"Neste primeiro momento, cerca de 40 profissionais da prefeitura estão trabalhando em serviços sociais para o levantamento das necessidades da população", afirma do administrador da Regional Matriz, Omar Ackel.

Na Casa da Comunidade da Vila das Torres os moradores poderão contar com o apoio da equipe encaminhada pela Fundação de Ação Social (FAS) para orientação e assistência às famílias. Os profissionais da FAS planejam a aplicação de Programas Sociais que objetivam oferecer melhores oportunidades e qualidade de vida aos moradores. Para isso, a equipe conta com a manutenção do esquema de segurança implantado desde o inicio desta semana.

continua após a publicidade

A equipe da Secretaria Municipal de Educação pretende apresentar aos alunos e pais de alunos os programas bem sucedidos da municipalidade já existentes, como por exemplo, o Projeto Piá, que promove maior integração social das crianças e dos adolescentes. Além disso, um trabalho educativo estará sendo desenvolvido entre as crianças nas escolas e creches existentes na Vila.

Os moradores também já podem contar com parte da estrutura da Secretaria Municipal da Saúde, montada no terreno da Unidade de Saúde Capanema, que fica dentro da Vila. Lá, os moradores podem realizar testes para avaliação das taxas de glicose e de colesterol, além de exames preventivos. As mães também podem levar as carteirinhas de vacinação de seus filhos para uma avaliação por parte da equipe de saúde que trabalha no local, além de buscar com orientações sobre problemas como dengue, leptosprose, febre amarela e outros.

Exames bucais também podem ser realizados no local preparado para atendimento dos moradores. A partir daí, quando necessário, será feito o encaminhamento para tratamento nos consultórios odontológicos da rede municipal de saúde.

A infra-estrutura para o desenvolvimento de atividades de esporte e lazer já está montada nas proximidades do campo de futebol da Vila, onde também haverá uma programação para realização de atividades esportivas, contando com a supervisão de professores de educação física e de estagiários.

A Secretaria de Obras já está elaborando, junto com o presidente da Associação Comunitária da Vila das Torres, Timóteo Borges de Campos, uma lista de prioridades para execução de obras e revitalização emergencial da área. Timóteo afirma que o município terá importância fundamental no processo de regularização dos depósitos de papéis que, para ele, é o trabalho mais importante a ser executado na área.

"O que sustenta a Vila das Torres é a reciclagem de papéis", explica o presidente. Ele elogia a ação integrada entre os governos municipal e estadual para garantir a segurança na Vila e diz que os moradores estão satisfeitos por saber que a prefeitura está na área. "Nunca havia tido uma ação como esta em nossa Vila. O prefeito Beto Richa está de parabéns por esta iniciativa que traz benefícios ao nosso bairro e as nossas famílias" afirma.

A prefeitura pensa na implantação de uma Usina de Reciclagem na Vila das Torres com garantias de segurança oferecidas pelo Estado. A FAS estuda meios para aplicação de programas de geração de renda e assistência social em toda a Vila das Torres.

"O prefeito Beto Richa está decidido a investir na revitalização de áreas de risco como a Vila das Torres. A prefeitura não está medindo esforços para melhorar a qualidade de vida dos moradores desta área. Por isso queremos estar presentes e próximos aos moradores para, dentro do possível, atender suas necessidades. Este é um trabalho em parceria com o Estado que está apenas começando", afirma o superintendente da Secretaria de Governo, Luiz Malucelli Neto.