A Prefeitura está investindo R$ 987,7 mil na construção de mais uma unidade de saúde, desta vez no loteamento Moradias Rio Bonito. Com quase mil metros quadrados de área construída, de acordo com o novo padrão adotado pela Secretaria Municipal da Saúde, a nova unidade está localizada num dos principais cruzamentos do loteamento facilitando o acesso para quem mora na região do Campo do Santana, extremo sul da cidade.
A previsão é de que as obras, a cargo da Secretaria Municipal de Obras, fiquem prontas até abril. A nova unidade terá dois pavimentos. No térreo, em uma área de mais de 596 m², ficarão as salas de recepção e espera, odontologia, farmácia, pré-consulta, consultórios e exame ginecologia/obstetrícia, consultórios de clínica geral, enfermagem, pré-consulta pediatria, consulta pediátrica, curativo, observação, inalação, vacina, sanitários masculino, feminino e para pessoas portadoras de necessidades especiais, e espaço de saúde com sanitários e copa.
No pavimento superior, de 325 m2, ficarão almoxarifado, material de limpeza, utensílios, medicamentos, lavanderia, esterilização, expurgo, materiais diversos, área do administrativo, autoridade sanitária, copa e refeitório.
A nova unidade vai atender usuários hoje vinculados à Unidade Dom Bosco que terá assim condições de melhorar o atendimento. Hoje, 70% dos atendimentos feitos na Unidade Dom Bosco são provenientes da população do Rio Bonito.
Área reservada
Desde a implantação do loteamento, e dentro das diretrizes definidas pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), a Cohab já havia reservado a área onde está sendo construída a nova Unidade. O mesmo aconteceu no caso das duas escolas municipais e da creche que já foram implantadas pela Prefeitura. O Município cedeu a área que foi reservada para a construção da escola que vai atender os jovens de 5a a 8a série e o imóvel onde vai funcionar o Distrito Policial. A escola estadual está em construção.
A reserva das áreas para a implantação de equipamentos públicos é um dos cuidados do programa habitacional de Curitiba. O objetivo é que as áreas de expansão urbana tenham sustentação, evitando que se tornem bolsões de carências. O Rio Bonito tem 6,2 mil lotes e futuramente deverá abrigar uma população de 25 mil pessoas.
