A Prefeitura de Curitiba está implantando um novo sistema de unificação de cadastro que dará maior agilidade à gestão municipal. O projeto piloto integra os cadastros técnicos da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.) e a Secretaria Municipal de Urbanismo, racionalizando as atividades entre os dois órgãos, integrando e ajustando o cadastro imobiliário da Companhia ao cadastro técnico municipal.
O novo sistema, desenvolvido pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), vai usar o Sistema Municipal GTM (Gestão Tributária Municipal) que já existe na Prefeitura desde 2001, mas traz inovações. Entre os avanços técnicos estão as integrações com o chamado GED (Gestão Eletrônica Documental), software que possibilita a visualização de documentos e projetos; e com o Geoprocessamento, programa que permite a localização de lotes. Além disso, o módulo usa um software que possibilita a elaboração de relatórios dinâmicos e a geração de mapas, seguindo as necessidades do usuário.
Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, diz que o novo módulo é um instrumento importante para o município. "Ele fará uma radiografia completa da Cidade Industrial de Curitiba, permitindo a atualização do patrimônio imobiliário da Companhia existente na região", diz. "O sistema permitirá a agilização de processos, melhorando este serviço para os empresários da região."
O diretor de Desenvolvimento Empresarial da Curitiba S.A., Fernão Accioly Rodrigues da Costa, explica que o novo módulo torna mais rápido o acesso a informações e oferece os indicadores necessários para a finalização do trabalho de regularização fundiária na CIC que vem sendo feito desde o início da gestão Beto Richa.
No cadastro é possível encontrar, por exemplo, informações sobre os imóveis da região, com indicação fiscal e demarcação topográfica; sobre as aquisições e transferências, locações e sublocações de áreas.
Para Leonardo Brusamolin Júnior, diretor técnico do Cadastro da Secretaria Municipal de Urbanismo, o novo módulo tem potencial para servir de referência para outros projetos da Prefeitura e até de outras cidades.
Além da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, estão integradas ao cadastro técnico do município as secretarias de Urbanismo, Finanças, Meio Ambiente e Administração.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)