Em 2006, a Prefeitura de Curitiba equipou 22 áreas de lazer da cidade com infra-estrutura para prática de esporte. As obras incluem reformas e instalação de canchas de futebol, vôlei e bochas, aparelhos de ginástica, alambrados, tabelas de basquete, vestiários, mesas de xadrez, ciclovias, alambrados e pistas de skate.

continua após a publicidade

"As melhorias fazem parte do programa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de revitalização e recuperação das áreas de lazer da cidade. Mais atrativos, estes espaços são mais utilizados pela população inibindo o vandalismo", diz o secretário municipal de Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

Na praça Nossa Senhora do Carmo, ao lado da Rua da Cidadania do Boqueirão, começou a ser construído um campo oficial de futebol de areia. Com 103 metros quadrados, a nova cancha atenderá os padrões exigidos pela Confederação Brasileira de Beach Soccer. Com isso, poderá sediar até competições nacionais, como os circuitos de vôlei e futebol de areia.

Em Santa Felicidade, as praças Julio Dotti e Julius Ferrer, ganharam reformas de vestiário, construção de espaço para arbitragem, sistema de drenagem, recuperação dos equipamentos esportivos e novo paisagismo.

Neste ano, a prefeitura iniciou a construção de um vestiário para atender os times de futebol amador que freqüentam a cancha da praça dos Eucaliptos, no Alto Boqueirão. O vestiário conta com sanitários e chuveiros. O espaço de 34 metros quadrados ficará ao lado do campo.

As chuvas e o sol forte não atrapalham mais as partidas de bocha na Carlos Roberto Kaseker, no Alto Boqueirão. A Secretaria do Meio Ambiente fez a cobertura da cancha. A obra atende uma antiga reivindicação da comunidade. O local é muito utilizado para o lazer de pessoas idosas.

Outra reforma feita pela Prefeitura foi na cancha de bocha do Jardim Ambiental 2, no Alto da Rua XV. As mesas próximas à cancha foram cobertas e a churrasqueira do local, usada principalmente nos fins de semana e feriados para animar as partidas, foi recuperada. No Jardim Ambiental 1, a cancha poliesportiva também passa por revitalização. No entorno do espaço, será refeito o antigo calçamento e a recuperação das quadras esportivas.

Skate –

A concepção da pista é para a categoria streetpark, que imita obstáculos de ruas. Serão cinco grupos de obstáculos com rampas, curvas, caixotes e tobogã. A nova pista poderá ser usada tanto por iniciantes no esporte como por skatistas já experientes.

Uma outra pista de skate foi construída junto com a mais nova área de lazer da CIC. O Bosque Vila Verde, antes uma área abandonada e tomada pelo lixo e pelo mato, virou um espaço para o encontro e lazer da comunidade da região. Além do skate, o local conta com playground e trilhas para caminhadas. Todo o Bosque tem iluminação especial e paisagismo.

A prefeitura iniciou em dezembro a construção da maior pista de skate pública da cidade, no Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, no bairro Bacaheri. Com 450 metros quadrados, a pista será a primeira da região. O projeto feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente teve a participação de skatistas.

continua após a publicidade