Passear pelo Zoológico Municipal ficará mais agradável e seguro. As obras da primeira fase de revitalização e melhorias do Zôo feitas pela Prefeitura de Curitiba serão entregues pelo prefeito Beto Richa no sábado (15). A nova estrutura também oferece mais conforto e segurança aos animais.
A Prefeitura investiu nesta etapa R$ 300 mil para construção de um portal com guarita equipado com quatro catracas de controle de entrada, o que reduzirá os congestionamentos na porta do Zôo. Na guarita, os funcionários terão uma área adequada e o espaço terá ainda copa e banheiro para uso dos trabalhadores.
Dois novos conjuntos de sanitários para uso do público foram construídos, um próximo ao portal de entrada e outro ao lado da administração do parque. "Antes tínhamos apenas um bloco para atender a todos os visitantes, o que causava transtornos. Agora os três blocos estão em pontos estratégicos do parque", diz o diretor do departamento de Zoológico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Marcos Traadi.
Os novos sanitários estão adaptados a portadores de deficiência física. As novas estruturas contam com banheiros especiais e rampa de acesso. Outra reivindicação dos visitantes, atendida pela Prefeitura, é a instalação de um fraldário. "O número de famílias com crianças que visitam o Zôo nos fins de semana é alto, além das creches e escolas infantis que agendam visitas, portanto o fraldário será de grande utilidade a este público", explica Traadi.
Educação ambiental
O prédio que abrigava o antigo centro de educação ambiental, ao lado da entrada principal do Zoológico, foi reformado e transformado em Centro de Apoio ao Visitante. No local, o público receberá dos agentes ambientais e funcionários orientações sobre os roteiros de visitação e assistirá a vídeos educacionais sobre a fauna. O local é dotado de equipamento de televisão e vídeo além de material de divulgação.
Atualmente, os visitantes contam com duas casas, localizadas no centro do zôo, onde há exposição de animais taxidermizados (empalhados), além de patas, bicos e crânios que podem ser observados pelo público e ainda exposições fotográficas e atividades lúdicas.
Para reforçar a segurança dos animais e da população foram implantados nos recintos guarda-corpos, sistema de proteção que atende a uma exigência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). "A estrutura dificulta ainda mais o contato físico do público com os bichos", fala Traadi.
Ainda neste ano a prefeitura terminará as obras de reforma e ampliação na cozinha do Zoológico. O local será equipado para melhorar a preparação das dietas dos animais. Além da melhoria na cozinha, a prefeitura vai investir na reforma e construção de novos recintos para animais.
Serviço
O zoológico fica no Parque Iguaçu, com acesso pela avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, Alto Boqueirão (entra à direita logo após o viaduto sobre a linha do trem). Fica aberto à visitação de terça a sexta, das 8h30 às 17h e aos sábados e domingos, das 8h30 às 18h. Nas segundas-feiras, o zôo fica fechado para o público. Ônibus: Biarticulado Boqueirão (saída da Praça Carlos Gomes) até o Terminal Boqueirão e a partir daí o Alimentador Boqueirão, com saída de hora em hora nos dias de semana e a cada 15 minutos aos sábados e domingos. Telefone: 3378-1221.