As 169 escolas municipais de Curitiba e 4.500 professores regentes de turmas dos ciclos I e II começaram a receber neste mês de março kits dos Cadernos Pedagógicos, elaborados pela equipe do Departamento e Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação. Os cadernos servirão como material auxiliar para os professores prepararem suas aulas, com base em conteúdos e métodos atualizados.
Os primeiros volumes abordam os conteúdos nas áreas de ensino religioso, geografia, história, alfabetização, matemática, e educação física. Nos próximos meses serão entregues os volumes de língua portuguesa, artes, ciências e linguagem estrangeira.
Com os Cadernos Pedagógicos, explica a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet os professores têm acesso a sugestões de encaminhamentos pedagógicos, textos de orientação sobre atividades com alunos com aspectos básicos sobre a avaliação da aprendizagem, resumos teóricos e conteúdos obrigatórios que constam nas Diretrizes Curriculares – documento construído com a participação dos professores e que norteia a educação municipal – como interdisciplinaridade e contextualização.
"Servem como instrumento de consulta para a organização de práticas diárias em sala de aula", diz Eleonora. Na Escola Municipal CEI Ulisses Falcão Vieira, no Campo Comprido, onde estudam 1.170 alunos da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, o kit já foi entregue e os professores já estão usando os volumes de geografia e educação física.
A professora Giovana Antunes Zanin encontrou no caderno uma nova possibilidade de planejamento das atividades de sala de aula. "Os textos são muito objetivos, com linguagem clara e com opções de sites e outras referências que podem ser incorporadas às atividades dos alunos", disse Giovana.
Na avaliação da pedagoga da escola, Josiane Dittmar Pimentel, os Cadernos Pedagógicos abriram inúmeras possibilidades para trabalhar com a fundamentação teórica. "Servem como roteiros. Os professores não precisam seguir à risca mas encontram nos cadernos pedagógicos interessantes caminhos para diversificar os conteúdos" diz.
Os kits foram elaborados pelos profissionais do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, com consultoria e acompanhamento de mestres e doutores das respectivas áreas.
A elaboração dos cadernos exigiu critérios rigorosos e juntamente com o plano de qualificação dos profissionais da educação é um importante investimento da administração municipal na qualidade da educação.
Em breve, serão entregues os Cadernos Pedagógicos aos educadores da educação infantil. A Secretaria Municipal da Educação está elaborando os quatro primeiros volumes que terão temas voltados às necessidades especiais, linguagem oral, ações compartilhadas e identidade e autonomia.