O Sebrae no Paraná e a Prefeitura de Cascavel fecharam uma parceria inédita no município para a elaboração de planos estratégicos de ação nas 21 secretarias municipais. A idéia do programa ‘Cascavel em Ação’ é identificar ações e projetos relevantes para o desenvolvimento da cidade, com uma visão voltada para o futuro e planejamento.
Três consultores do Sebrae já estão trabalhando com os secretários municipais, diretores e colaboradores chaves, no levantamento de dados sobre cada secretaria. As informações são apuradas durante oficinas de trabalho, que vão até o final de abril.
Nessas oficinas, os consultores utilizam técnicas Metaplan, para fazer o raio-x das pastas. As técnicas Metaplan usam a visualização e a socialização de resultados, entre outros instrumentos, no trabalho com grupos e equipes.
Ao final de 22 oficinas, o Sebrae apresentará relatórios individuais para as respectivas secretarias, que elaboraram conjuntamente os planos estratégicos de ação. O Sebrae vai entregar ainda um certificado de participação no programa.
A gerente do escritório do Sebrae na região Oeste, Beatriz Gentelini Bertoglio, afirma que os planos estratégicos de ação são importantes para profissionalizar a administração municipal. "Hoje a Prefeitura é a maior S.A. (Sociedade Anônima) do município. E tem que dar respostas profissionais para a comunidade", explica. Para Beatriz, o planejamento ajuda a evitar conflitos de áreas e a definir missões. "Serve como um norte para o poder público municipal."
Os planos de ação são importantes, assinala a gerente regional do Sebrae, porque otimizam esforços, recursos e tempo. "Não precisa atirar para todos os lados, quando se tem conhecimento da meta a ser atingida e dos mecanismos e parceiros, que podem alcançá-la", assinala. Beatriz diz também que esse tipo de planejamento visa atender questões de impacto na comunidade, sendo aplicável a curto e médio prazo, de uma administração para outra.
"É a nossa contrapartida em apoio ao desenvolvimento de Cascavel. Com os planos, as secretarias municipais poderão voltar suas ações para o futuro", complementa o consultor do Sebrae em Cascavel, Orestes Hotz. Ele conta que a idéia da parceria surgiu numa conversa com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Cascavel, Cláudio Kopp.
Segundo o secretário, o ‘Cascavel em Ação’ é "um projeto de suma importância, porque vai ajudar no direcionamento, nos encaminhamentos internos, nas ações da Prefeitura". Com os planos, a Prefeitura espera melhorar ainda mais os processos administrativos das secretarias; a comunicação intra e entre secretarias; identificar ações e projetos, priorizados e em execução; e dar maior eficácia à aplicação dos recursos humanos e financeiros. Kopp destaca ainda que a elaboração de planos estratégicos de ação ajuda a unir o grupo, na conquista dos objetivos almejados.