Prefeitura e Estado estudam ampliação da rede de saúde

A Prefeitura de Curitiba e o governo do Estado do Paraná estudam um plano de expansão da rede pública de saúde do município. Detalhes do trabalho em conjunto foram discutidos na manhã desta quarta-feira (20) durante um encontro entre o prefeito Beto Richa, os secretários estaduais de Saúde, Cláudio Xavier, de Obras Luis Derniso Caron, e da superintendente da Secretaria Municipal da Saúde, Edimara Seegmüller. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito.

A parceria prevê a participação do governo do Estado na construção de cinco novas unidades de saúde básica, uma unidade para o atendimento 24 horas, além de um novo laboratório municipal. Os novos equipamentos, segundo Beto Richa, atenderão ao crescimento da demanda em bairros localizados em regiões críticas da cidade.

"Trabalharemos juntos a favor da população de Curitiba, dando prioridade aos bairros onde o adensamento populacional cresceu muito nos últimos anos", disse Richa.

Os novos equipamentos darão mais agilidade ao atendimento prestado aos cidadãos. As cinco unidades básicas terão capacidade para realizar cerca de 150 mil atendimentos por ano.

Somente na unidade 24 horas, a média de consultas será de 500 pacientes por dia. O novo laboratório ampliará de 140 mil para 250 mil realizações de exames por mês e agregará também, as questões referentes à vigilância da saúde.

Durante o encontro também ficou estabelecida a formação de um grupo de trabalho, integrado por equipes das secretarias de saúde municipal e estadual, para discutir a implantação de um hospital de reabilitação na cidade.

Santa Maria

O secretário estadual da Saúde, Cláudio Xavier, disse acreditar nas parcerias entre governo e município como forma de melhorar o atendimento à população. Ao comentar as realizações da administração Beto Richa, o secretário fez questão de elogiar a obra de restauro do teatro do colégio Santa Maria.

"Como ex-aluno e genro de uma professora de música da Camerata Antiqua, só tenho a agradecer e elogiar sua administração que está realizando esta importante retomada do patrimônio histórico e cultural da nossa cidade", disse Xavier ao prefeito.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo