Representantes do trade turístico de Curitiba se reuniram na manhã desta sexta-feira (21) com o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, para apresentar propostas e sugestões para a regulamentação da lei 11.835, que cria o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
O encontro, proposto pela Prefeitura de Curitiba, teve também como objetivo definir, de forma preliminar e democrática, as diretrizes para constituição do Comtur e os mecanismos para controle e participação das instituições do setor de turismo no Conselho.
A reunião contou com a participação de representantes, no Paraná, das associações brasileiras das Agências de Viagens (Abav), de Empresas de Eventos (Abioc), da Indústria de Hotéis (Abih), de Centros de Convenções e Feiras (Abraccef), de Jornalistas de Turismo (Abrajetr) e de Bares e Restaurantes (Abrasel). Também participaram representantes da Associação Comercial do Paraná (ACP), Convention & Visitors Bureaux (CC&VB), Estação Embratel Convention Center, Expotrade, Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), e sindicatos de Turismo e de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, além do Instituto de Turismo de Curitiba, organismo da Prefeitura Municipal.
"A regulamentação da lei, possibilitará a este Conselho definir as ações no setor de turismo em nosso município. O Comtur, por determinação do prefeito Beto Richa, deverá atuar de forma participativa, em conjunto com o empresariado, nas decisões políticas e administrativas da prefeitura", afirmou Luiz de Carvalho.
Um dos assuntos debatidos na reunião foi sobre a necessidade de unir esforços dos participantes do Comtur para efetivação da lei de incentivo ao turismo em Curitiba. É consenso entre os representantes do setor a necessidade de acionar mecanismos de captação de recursos para de ações de promoção do turismo na cidade. "Sabemos que os recursos existem e estão disponíveis para os melhores projetos apresentados pelo município", afirmou Luiz de Carvalho.
O governo federal, lembrou Carvalho, possui verbas de quase R$ 11 milhões destinados ao Paraná para investimentos em infra-estrutura na área do turismo. Estes recursos, segundo ele, podem e devem ser captados com a apresentação de projetos por parlamentares do estado.
Um dos assuntos sugeridos para discussão no Comtur, feito pelo presidente da Fecomércio do Paraná, Darcy Piana, é para a defesa da criação de uma agenda anual para turismo em Curitiba, com definições de eventos que movimentem o comércio e o turismo na cidade, com preservação da vocação produtiva e da tradição cultural dos curitibanos. "Temos que pensar no turismo que envolva comerciantes, rede hoteleira, setores de transporte e gastronômico e outros, que agrade ao turista e possibilite sua permanência por vários dias em nossa cidade", disse Piana.
Para o presidente da Abav no Paraná, Antonio Azevedo, o Conselho deverá trabalhar em questões de incentivo aos Festivais de Inverno e de Etnias em Curitiba. "Temos que definir atrações para o turista em Curitiba", afirma.
Uma das maiores missões do Conselho, para o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Paraná, Adonai Aires de Arruda, será definir os ícones que possam transformar Curitiba definitivamente em uma atração turística no Brasil e no mundo. "A diversidade étnica em nossa cidade pode ser transformada em ícone do turismo em Curitiba e amarrar outras iniciativas para montar o principal cenário turístico da cidade", sugere Arruda.
Luiz de Carvalho anunciou que a prefeitura contará com a participação do Comtur na elaboração da programação festiva de fim de ano. "Queremos resgatar o Natal de Curitiba, que já tem tradição, mas pode ser ainda mais grandioso e se transformar no mais atrativo de todo o Brasil", disse Luiz de Carvalho.
