O prefeito de Guaratuba, Miguel Jamur, encaminhou ofício ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Antônio Pancotti, avaliando como eficiente o trabalho prestado pela Polícia Militar durante a Operação Verão no município. De acordo com o documento, a PM foi "esteio fundamental" dos bons resultados obtidos na temporada, com destaque para as festividades de Carnaval.
No ofício, Jamur diz que "segurança, tranqüilidade, descontração foram alguns dos frutos colhidos pela eficiente ação dos componentes dessa corporação que, com firmeza e determinação, executaram o planejamento elaborado para a efetivação da Operação Verão 2005".
O comandante-geral da PM comentou que o reconhecimento é resultado das ações que foram desenvolvidas pelos policiais militares e bombeiros que atuaram direta ou indiretamente no sentido de preservação da ordem e em ações preventivas com o objetivo de fazer com que todos pudessem aproveitar as férias com tranqüilidade.
Para a Operação Verão, o governador Roberto Requião determinou o reforço recorde no policiamento. Ao todo, foram perto de 2.500 policiais militares e civis e bombeiros destacados para garantir a segurança dos veranistas, além de operações especiais para coibir tráfico de drogas e para vistoriar estabelecimentos comerciais. No Carnaval, a polícia adotou estratégias para evitar formação de tumulto e garantir a tranqüilidade para quem quis se divertir ou descansar naquele feriado.
Comércio
Os comerciantes de todos os municípios do litoral onde se desenvolve a Operação Verão também elogiaram a atuação da Polícia Militar nesta temporada. A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (Aciapar) também enviou ofício ao comando da Polícia Militar na Operação Verão elogiando o trabalho realizado pela corporação este ano. "Notamos primeiramente uma diferença enorme no número de policiais. Tem muito mais policiais na rua, o que inibe a ação do marginal", disse o presidente da Aciapar, Paulo Rogério Perciak. A associação representa 220 empresários que possuem comércio entre os balneários de Praia de Leste e Pontal do Sul. "Esse ofício representa a satisfação de todos", garante Perciak.
Sindilitoral
Em meados de janeiro, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral do Paraná (Sindilitoral), em consulta aos comerciantes da região, também constatou que ações e investimentos realizados pelo governo do Estado no litoral do Paraná proporcionaram o melhor ano novo dos últimos seis anos na região. "Em nome de nossa categoria, gostaríamos de parabenizar e reconhecer o esforço deste governo na valorização do litoral paranaense", afirmou o presidente do sindicato, José Carlos Chicarelli, em carta enviada ao governador Roberto Requião.
Segundo Chicarelli, algumas ações ajudaram a promover o turismo. É o caso da "operação sossego", que trabalhou para garantir silêncio nas ruas em respeito ao descanso do morador e do turista. Durante a temporada, o Sindilitoral colocou outdoors agradecendo os serviços do governo estadual no litoral. Também em um dos maiores edifícios da orla, em Caiobá, Matinhos. O empresário Selmo Westphal pôs uma faixa na qual se lia: Agradecemos as autoridades pelo silêncio na praia. Ele disse que já tinha desistido de passar a temporada de verão no apartamento de frente para o mar que possui há 18 anos. "Esta temporada está sendo a melhor dos últimos 10 anos em termos de sossego", contou ele. "Depois do que vi este ano em termos de policiamento e medidas para dar mais tranqüilidade decidi manter o imóvel".