continua após a publicidade

A Secretaria Municipal de Agricultura está apresentando às comunidades rurais de Foz do Iguaçu o projeto de implantação no município da "Agricultura Orgânica e Produção Sustentável". O objetivo é incentivar os agricultores a realizarem a conversão do cultivo convencional para a agricultura orgânica. Além de ajudarem na preservação do meio ambiente e qualidade da água, eles poderão fornecer a produção para o município.

Um grupo de cerca de 30 agricultores participou neste final de semana, de uma reunião com as secretarias de Agricultura e Educação. Foi apresentado a eles o consumo semanal de legumes usados na merenda escolar e nas creches do município. A intenção é que os produtores se organizem em cooperativa e passem a fornecer esses produtos. Produtos como cebola, cenoura, tomate, abobrinha e chuchu, que tem um consumo por semana entre 500 quilos e uma tonelada, de cada tipo de legumes. A mandioca que será incluída no cardápio, terá uma média semanal de consumo de mil e quatrocentos quilos.

A secretaria estuda também a implantação de um mercado municipal onde os agricultores que investem no cultivo de orgânicos possam comercializar sua produção.

continua após a publicidade

Entre as vantagens oferecidas aos agricultores que cultivam orgânicos está a valorização dos produtos, pois esta modalidade tem maior qualidade biológica. Já que no cultivo não é utilizado inseticida, fungicida ou herbicida e sim adubo orgânico.

Para poder dar suporte a esses agricultores o secretário de Agricultura Edson Mezomo, participou de uma reunião com o chefe de divisão de Ação Ambiental e Agricultura Orgânica da Itaipu Binacional, João José Passini. Eles discutiram a agricultura orgânica e produção sustentável.

continua após a publicidade

Está sendo feito um levantamento de demandas de desenvolvimento tecnológico apropriado à atividade, buscando encaminhamento de soluções técnicas e de infra-estrutura produtiva, bem como da comercialização da produção. Entre as propostas para o sucesso desse investimento está a formação de uma ou mais cooperativas que fariam a distribuição dos produtos na cidade e região.

De acordo com Mezomo, com a implantação da agricultura orgânica o município terá uma produção sustentável que vai contribuir para o controle das causas dos impactos ambientais gerados pela produção agrícola convencional. Também estará aumentando a qualidade de vida dos agricultores e consumidores, além de fortalecer a economia familiar no município.