Em 2006, a Prefeitura de Curitiba revitalizou 72 praças e parques da cidade. Os investimentos municipais recuperaram importantes ícones da cidade, como os parques das Pedreiras, São Lourenço, Tanguá, Tingüi, Barreirinha, Náutico, Reinhardt Maack, Zoológico, Passeio Público, Jardim Botânico, Bacacheri e Bosque Alemão.
"Além de espaços de lazer das famílias curitibanas, os parques e as praças são patrimônios naturais e parte da memória da cidade. Nossa administração está resgatando estes locais com objetivo de conservar a diversidade biológica e deixá-los em plenas condições de uso público", afirma o prefeito Beto Richa.
As obras recuperaram edificações que ofereciam riscos à segurança dos usuários. Foram refeitas estruturas de pontes, passarelas, calçadas, telhados e iluminação entre outros equipamentos. A administração também investiu na construção de novos equipamentos e atrativos dentro de parques e praças, como banheiros e canchas esportivas.
Além disso, neste ano o município reestruturou os equipamentos levando em conta padrões de acessibilidade, reformando e construindo acessos, vagas de estacionamento e banheiros que atendem a portadores de deficiências físicas.