A Prefeitura de Curitiba iniciará no segundo semestre as reformas de 16 terminais de ônibus da Rede Integrada de Transporte (RIT). O investimento nas obras será de R$ 8,2 milhões e inclui também a renovação de cinco estações-tubo. Os recursos são da Prefeitura e do Programa de Infra-Estrutura para a Mobilidade Urbana, do governo federal.

continua após a publicidade

"Esta é uma ação de extrema importância, pois vai garantir mais conforto para a população que usa diariamente os terminais", diz o prefeito Beto Richa. "O transporte público de Curitiba vem recebendo atenção especial da Prefeitura para manter a qualidade de operação e de infra-estrutura."

Serão reformados os terminais Capão Raso, Portão, Boa Vista, Santa Cândida, Centenário, Vila Oficinas, Campo Comprido, Boqueirão, Carmo, Bairro Alto, Barreirinha, Caiuá, CIC, Fazendinha, Santa Felicidade e Sítio Cercado. Por estes terminais circulam, diariamente, 639.218 passageiros.

Os 16 terminais terão obras de renovação das pistas de rolagem, das calçadas, das grades e da cobertura. Os banheiros e os assentos nos locais de espera nos terminais serão reformados.

Estações-tubo da praça Carlos Gomes, Estação Central (rua Presidente Faria), praça Eufrásio Correia e duas estações da Praça Rui Barbosa, das linhas Pinheirinho e Pinhais, também serão reformadas.

A Prefeitura também está planejando as reformas dos terminais Cabral, Hauer, Capão da Imbuia e Campina do Siqueira. O terminal do Pinheirinho, pelo qual irão passar os ônibus que farão a ligação Pinheirinho-Centro pela Linha Verde, terá uma ampliação.

Esta é a primeira vez que todos os 21 terminais da Rede Integrada são reformados. A última obra em terminais de ônibus foi feita há sete anos, quando foi feita a readequação dos terminais do eixo leste-oeste para a passagem daquela linha.

Terminais que serão reformados no segundo semestre:

Capão Raso (112.956 passageiros por dia)

Portão (59.690 passageiros por dia)

Boa Vista (25.800 passageiros por dia)

Santa Cândida (35.568 passageiros por dia)

Centenário (19.046 passageiros por dia)

Vila Oficinas (16.314 passageiros por dia)

Campo Comprido (38.496 passageiros por dia)

Boqueirão (74.186 passageiros por dia)

Carmo (27.730 passageiros por dia)

Bairro Alto: (16.708 passageiros por dia)

Barreirinha: (22.596 passageiros por dia)

Caiuá: (8.050 passageiros por dia)

CIC: (53.868 passageiros por dia)

Fazendinha: (45.944 passageiros por dia)

Santa Felicidade: (35.224 passageiros por dia)

Sítio Cercado: (47.042 passageiros por dia)

continua após a publicidade